terça-feira, 30 de julho de 2013

Historia de Ferraz de Vasconcelos

História

A história de Ferraz de Vasconcelos começa com a passagem de tropeiros pela cidade, que na época pertencia ao município de Mogi das Cruzes. Eles levavam alimentos, lenhas e carvão da região para São Paulo e outros vinham da capital do Império. Eles faziam este caminho que passava pelo bairro do Lageado, em Guaianases.13 Daí surge o vilarejo, originado da parada destes tropeiros à beira de um córrego, que foi sendo represado e passou a ser conhecido como Tanquinho. Foram determinantes para o povoamento do município a construção da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, que produz lixas com a marca "Tatu", e possui uma filial que funciona há mais de 80 anos no mesmo local. Foi por causa desta fábrica que foi construída a então Parada da Vila Romanópolis que começou a ser povoada, e se tornou bairro, depois da construção da estação de Trem na década de 1920.

O nome é homenagem ao engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, José Ferraz de Vasconcelos, mineiro, nascido em 1880. O engenheiro projetou a estação de trem da então Vila Romanópolis, motivo pelo qual foi homenageado. Naquele tempo era comum batizar estações com o nome do engenheiro que a projetou. Com os crescimento do município, a partir das décadas de 40 e 50, muitos moradores importantes da cidade começaram a comprar diversas passagens, para forçar a linha férrea a fazer paradas regulares na pequena estação. Em 14 de outubro de 1953, pela Lei 2456, Ferraz de Vasconcelos se emancipou de Poá e foi elevada a categoria de município. O primeiro prefeito foi Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, eleito no dia 3 de outubro de 1954. Desde a década de 1960 os diversos sítios e fazendas que existiam na cidade foram loteados e ocupados rapidamente por pessoas que trabalhavam na fábrica de lixa, o que culminou no rápido crescimento da população.
Hoje nota-se um descaso com o patrimônio histórico e cultural da cidade, o prédio da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, as "Lixas TATU" está ameaçado de demolição pela prefeitura local para a duplicação de uma avenida que sofre com problemas de tráfego e até mesmo a criação de uvas, simbolo da cidade, pois Ferraz de Vasconcelos foi uma das primeiras do Brasil a plantar a Uva Itália, de onde surgiu depois a Festa da Uva, também está ameaçada de acabar, porque o local onde a festa é realizada, também está ameaçado de demolição para a construção de um shopping, até então proibida pela justiça, mas com obras em andamento. 14 . Não há na cidade nenhuma iniciativa de preservação dos patrimônios históricos do município; As únicas edificações da época do surgimento do município são, ou eram, a fábrica de lixas (ameaçada de demolição, como já dito), um castelo (abandonado), o prédio da Estação Ferraz (que foi demolido para a construção de um novo prédio)15 , o prédio do cinema, que foi demolido em 2005 para a construção de uma loja de móveis, da rede Marabraz e o antigo Seminário Bom Jesus, conhecido como Porta do Céu, demolido em 201316
Alguns fatos nos últimos anos fez que Ferraz de Vasconcelos, ganhasse momentânea notoriedade no Brasil. Em 2002 uma imagem em uma janela de uma casa na Rua Antonio Bernardino Corrêa, nº330, Jardim Juliana, periferia de Ferraz atraiu cerca de 200 mil pessoas por várias semanas. A imagem aparentava ser de uma santa, e foi tida como milagre, inclusive com pessoas relatando ter recebido curas. O apresentador Augusto Liberato e a cantora Elba Ramalho estão entre as pessoas que visitaram a casa de periferia; até ônibus foram fretados para trazer pessoas de outros estados. Uma perícia feita pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, da Universidade de São Paulo, constatou que a imagem era uma mancha de sabão, que surgiu favorecida pelo calor da região.17 A casa permanece aberta até hoje, mas sem tantas visitas.
No dia 20 de dezembro de 2007 dois quadros, O Lavrador de Café de Cândido Portinari, uma das imagens mais populares da arte plástica brasileira, e O Retrato de Suzanne Bloch, um quadro raro da fase azul do espanhol Pablo Picasso foram roubados do Museu de Arte de São Paulo. 19 dias depois foram localizados e recuperados pela polícia em Ferraz.18 No dia 4 de junho de 2008 foi deflagrada a Operação Carta Branca, revelando o maior esquema de emissão de carteiras de motorista falsas da história do Detran de São Paulo.19 Médicos, donos de auto-escolas, funcionários da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, psicólogos e o delegado titular do município foram detidos. A quadrilha é acusada pelo Ministério Público de ter emitido carteiras de habilitação ideologicamente falsificadas e enviado para 8 estados do Brasil. O bando movimentou R$ 1,3 mi em 2 anos.20
Antigo Paço Municipal.

Bairros Históricos

Tanquinho: Era a parada dos tropeiros que vinham da capital do império Rio de Janeiro rumo a São Paulo, não somente eles como também Bandeirantes caçadores e até Dom Pedro I. Este Bairro propicia a criação do município em 1953. Atualmente o Fórum Municipal e a igrejinha histórica do Bom Jesus, construída em 188021 , estão situados no bairro.

Romanópolis e Centro: O bairro surge devido a implantação da filial da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, proprietária da marca "Lixas Tatu", sendo originalmente chamado de Parada da Vila Romanópolis, é a fábrica que atraí a construção da estação de trem. Hoje o bairro concentra a sede administrativa do executivo, a Prefeitura Municipal22 , do legislativo, a Câmara Municipal, além do comércio concentrado na Avenida 15 de Novembro, e de casas de classe média alta e casarões históricos.
Vila Corrêa: Seu fundandor Antonio Bernardino Corrêa veio jovem para o Brasil, morando em diversas regiões e depois se instalando no estado de São Paulo, onde passou a investir em terras no município de Ferraz fundando assim o bairro. Hoje é um dos principais bairros de Ferraz, pela presença do Hospital regional Doutor Osiris Florindo Coelho, do comércio do setor de mecânica e vastas residências.
Vila Santo Antônio: De acordo com o testemunho de munícipes o bairro surgiu em meados da década de 1950, é importante devido a presença de industrias e fábricas, além de comércio significativo e a criação da área pastoral Santo Antônio, que ira elevar a condição de Matriz a igreja de quase trinta anos.
Vila Margarida: Há quem diga que inúmeras pessoas migraram para o bairro devido a possível projeção de desenvolvimento. A maioria das famílias se instalou em sítios e chácaras formando grandes loteamentos habitacionais na área. O bairro porém só veio receber devida atenção nos últimos anos, coma criação de escolas, postos de saúde e ginásio de esportes.
Parque São Francisco: Antigo Sítio das Ovelhas, o Parque São Francisco nasce em agosto de 1971, e desde então cresce rapidamente, o progresso do bairro ocorreu de forma rápida. Atualmente se situa no bairro a Estação Antonio Gianetti Neto, o CIC - Centro Integrado de Cidadania, que oferece serviços sendo similar ao 'poupatempo' do governo do estado, além da Escola Técnica Estadual de Ferraz de Vasconcelos (ETEC), e da Matriz São Francisco de Assis.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir